terça-feira, 9 de abril de 2013

Pernilongos

Toda mãe sofre quando seu bebê amanhece cheio de picadas de pernilongo... E tenho notado ultimamente muitas pessoas (inclusive eu) reclamando do aparecimento de muitos pernilongos em casa. E o que fazer com relação a esse problema quando se tem um bebê em casa?!?!?! Bom, já fiz essa pergunta ao pediatra do meu filho e, infelizmente, não há muito o que fazer. Segundo ele, não se deve usar nenhum tipo de inseticida na casa, e nada de sair com o bebe para alguém espirrar o veneno e depois voltar - eu achava que esta seria a solução, mas segundo o pediatra não é recomendado. E nem pensar no inseticida de tomada. Segundo ele, há uma pesquisa do Instituto Boldrini que estuda efeitos cancerígenos dos inseticidas em bebês.
Então o que fazer?!
  • É importante ter a tela protetora no berço e seguir esse ritual todos os dias: ao entardecer fechar as janelas, verificar se não há nenhum pernilongo ou mosquito no quarto, principalmente no berço, e já fechar a tela protegendo o berço, mantendo-a fechada. 
  • Eu comprei um aparelho da Chicco que é um repelente ultrassônico (fotos abaixo), ele emite ondas que são percebidas pelos insetos que, então, se afastam. Há um modelo de tomada e um portátil. Infelizmente, esse produto não é encontrado no Brasil, mas é possível compra-lo pela internet. O portátil eu deixo no carrinho do bebê, se estamos em algum lugar onde há muitos insetos eu já ligo e o bebê fica protegido. Como funciona por ondas não oferece nenhum perigo ao bebê.
  • Para os bebês maiores de 6 meses é indicado utilizar repelentes, o pediatra indicou o da Johnson´s ou Huggies.
Dica de vó: Passe um pouco de Polaramine onde o bebê foi picado para que não haja irritação.

Alguns artigos interessantes que encontrei na internet sobre esse assunto:

http://bebe.abril.com.br/materia/como-manter-os-mosquitos-longe-do-seu-filho

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI1299728-EI5030,00-Bebe+de+dias+morre+intoxicado+com+inseticida+no+RS.html

http://muralvirtual-educaoambiental.blogspot.com.br/

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/02/18/aprenda-a-usar-inseticidas-e-repelentes-e-livre-se-dos-insetos-com-seguranca.htm

3 comentários:

  1. os ultrassonicos pode entao? nao sabia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pediatra disse que pode sim Ká, mas na opinião dele não adianta muita coisa... Eu acho que ajuda um pouco...

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir